About
Sempre existiu entre os Radioamadores de Ponta Grossa e da região a vontade de se colocar no ar uma repetidora de VHF. Foram várias tentativas, algumas chegaram a funcionar, entretanto os locais escolhidos, bem como os equipamentos utilizados nunca foram os ideais e desta forma as repetidoras antigas sempre funcionaram de maneira precária, sendo que por isso foram desativadas.
Certa ocasião o colega Gilson PY5IW, um grande incentivador do VHF, chegou na casa do Paulo PY5PA, com dois rádios de VHF, fazendo a seguinte indagação: "Por que não conseguimos montar uma repetidora que funcione de maneira adequada? Aqui estão dois rádios para darmos início a um projeto de uma Boa Repetidora para a nossa região."
A partir daí iniciou-se o projeto de uma Grande Repetidora. Foi escolhida uma freqüência livre e através de um levantamento das cartas geográficas da região, foram escolhidos alguns locais ideais para a futura instalação do repetidor e o projeto começou a caminhar.
Uma grande idéia, sempre surge de muitas opiniões. E foi assim que surgiu o projeto de se formar um grupo de VHF durante uma "carneirada" oferecida pelo Paulo PY5PA em sua residência, no final do ano de 2000. Nesta ocasião, o colega Corrêa-PY5IL vizinho e amigo do Paulo de longa data, se juntava ao Grupo.
Eram poucos os participantes e formar um Grupo parecia um pensamento muito ousado, mas como a semente foi lançada em terreno fértil, rapidamente germinou. Então, logo veio o batismo e surgiu o GRUPO DE VHF DOS CAMPOS GERAIS.
Neste mesmo jantar foi lançado o desafio pelo Paulo PY5PA ao Gilson PY5IW de que se o Gilson conseguisse um local para a instalação da repetidora, o Paulo entraria com os Filtros duplexadores. Ato contínuo, o Maurício PY5MZ, emendou: "Eu entro então com a Antena GP-9".
Com o auxílio do Odilon PY5ATZ, Castrense de nascimento e Pontagrossense de coração, no início de 2000, foram adquiridos alguns equipamentos usados mas em ótimo estado de conservação e em 25 de Fevereiro de 2001 a Repetidora, ainda com a freqüência de 146.870 MHz., vai ao ar à noite, instalada provisoriamente na residência do Paulo, contando nesta ocasião com uma interface cedida pelo colega PU5RPB Pedro da vizinha cidade de Castro.
Também por curto período, para testes, a repetidora ficou instalada na torre da Igreja Catedral na área central de Ponta Grossa.
Houve uma aproximação com a ARPA através dos QTCs. Semanais com a participação de alguns radioamadores de Ponta Grossa naquele boletim falado e em meados do ano de 2000, após a presença de radioamadores de Ponta Grossa num Caça à Raposa em Curitiba, o Fernando PY5FR, presidente da ARPA, lançou o desafio prontamente aceito pelo Grupo, de que em 2001 fizéssemos um Caça à Raposa em Ponta Grossa.
Com um grande sucesso e com matéria veiculada no Jornal regional da TV Globo, o I Caça à Raposa de Ponta Grossa, foi realizado num sábado chuvoso de 21 de Abril de 2001 reunindo mais de 80 pessoas.
A Repetidora funcionou muito bem na ocasião, servindo de apoio logístico aos colegas que vieram de fora.
O Grupo de VHF dos Campos Gerais é presença constante nos boletins semanais da ARPA (Associação de Radioamadores do Paraná) na repetidora 145.210 de Curitiba.
Em mutirão, os radioamadores Paulo PY5PA, Maurício PY5MZ, Gilson PY5IW, Evaldo PY5XU e Orlando PY5AGC, passaram um sábado inteiro construindo o rack para abrigar a repetidora, o que só foi possível, graças a colaboração do Orlando PY5AGC já experiente na fabricação de containers que cedeu espaço em sua empresa para que fosse montado o rack.
Nesta fase, já estávamos contando com substanciosa ajuda financeira de vários integrantes do Grupo, o que foi muito importante e fundamental para a instalação da Repetidora.
Outubro de 2001 – A Repetidora é batizada de "Princesa" uma alusão à cidade de Ponta Grossa também chamada de a "Princesa dos Campos Gerais".
Em Novembro de 2001, em parceria com o 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, a REPETIDORA PRINCESA é instalada em um local bastante alto nas redondezas da cidade e passa a operar na freqüência de 146.860 MHz. Na ocasião novamente o mutirão foi formado pelos radioamadores Paulo PY5PA, Maurício PY5MZ, Evaldo PY5XU, Gilson PY5IW e seu pai Gilson Samways da Rocha que ficaram um dia inteiro para concluir o serviço de instalação do rack e equipamentos no local. Uma contribuição importante teve do Paulo PY5PA, que além de ser o responsável técnico, emprestou recursos materiais e humanos da sua empresa.
Em 21 de Abril de 2002, o Grupo de VHF dos Campos Gerais promove o II Caça à Raposa de Ponta Grossa e recebe a presença de 13 equipes participantes na "caçada"reunindo no almoço de confraternização, 100 pessoas.