01 to 02 of February of 2025 (00:00 until 20:59 UTC)

Labre-RS Digi Contest

Contest em modos digitais FT4/FT8 alusivo ao aniversário da Labre Rio Grande do Sul

Participated in Labre-RS Digi Contest? Send your log here →

Send log

[Baixe este regulamento em PDF]  [English version]

1 – Objetivo e ação

O DIGI CONTEST é um concurso de radioamadorismo de âmbito internacional, que tem o intuito de promover o radioamadorismo digital no Brasil em um evento alusivo ao aniversário da LABRE-RS. Ele tem início no dia 1 de fevereiro de 2025 às 00:00 (UTC) e termina no dia 2 às 20:59 (UTC).

2 – Bandas e modos

Utilizaremos os modos FT4 e FT8 nas bandas de 80 metros, 40 metros, 20 metros, 15 metros e 10 metros.

Sub-bandas recomendadas para FT4Sub-bandas recomendadas para FT8
3,580-3,589
7,080-7,089
14,080-14,089
21,080-21,089
28,080-28,089
3,590-3,599
7,090-7,099
14,090-14,099
21,090-21,099
28,090-28,099

Instruções: Ponha a frequência do rádio na parte inferior da sub-banda e trabalhe as estações em frequências de áudio dentro da banda passante do rádio (normalmente 2,5 a 4kHz de largura). Se uma sub-banda ficar lotada, aumente a frequência de trabalho em incrementos de 3kHz, conforme necessário. (Por exemplo: 7,080; 7,083 e 7,086).

Não será permitido a utilização de mais de 1 (um) streaming (multistreaming).

3 – Exchange

Grid square com quatro caracteres.

4 – Pontuação

Pontos de QSO: Os QSO’s são pontuados apenas uma vez por banda, seja FT4 ou FT8. Os QSO’s valem 1 (um) ponto mais um 1 (um) ponto para cada estação do Rio Grande do Sul (3ª região – PU3, PY3,...) contactada.

Multiplicadores: Os multiplicadores tem valor de 1 (um) para cada Grid Field de dois caracteres diferentes contactado em cada banda.

Totalização: A pontuação final é a soma dos pontos de QSO’s em todas as bandas multiplicada pela soma dos grids. Exemplo: 800 pontos de QSO vezes 40 grids alcançados, é igual ao total de 32.000 pontos.

5 – Categorias

Single Op: Uma pessoa (o operador) executa todas as funções de operação e registro. A transmissão só pode ser em uma banda de cada vez. Não há limite para mudanças de bandas. É permitida qualquer tipo de ajuda para localização de QSO.

HIGH POWER – Até 1.500w ou limite estabelecido na licença da estação

LOW POWER – Até 100w

QRP – A potência não deve exceder 5w

Multi One: Vários operadores com um rádio. É permitido apenas um sinal transmitido em uma banda de cada vez.

HIGH POWER – Até 1.500w ou limite estabelecido na licença da estação

LOW POWER – Até 100w

Multi Multi: Vários operadores com vários rádios. Todas as bandas podem ser utilizadas simultaneamente. O limite de potência é de 1.500w ou o estabelecido na licença da estação.

Pontuação de grupos: Serão certificados os grupos pela sua participação na competição, com ênfase para 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugar. Todos participantes poderão indicar 1 (um) grupo para anexar sua pontuação.

6 – Estação e uso de tecnologias auxiliares

Cabe a cada radioamador zelar pela moral na sua atuação como competidor, pelo bem do hobby em geral e da sua vida em particular. É liberado o uso irrestrito de cluster (spot e auto-spot), live-score e demais ferramentas, mas essas ferramentas não devem ser usadas como uma extensão do espectro de frequência, lembrem-se que a “graça” está no caminho à trilhar, não na chegada.

A operação remota é permitida se a localização física de todos os transmissores, receptores e antenas se encontrarem no mesmo local. Uma estação operada remotamente deve cumprir com todas as limitações de sua licença, da licença do operador e da categoria. O indicativo de chamada utilizado deve ter sido emitido pela autoridade regulatória especificamente para o local de onde a estação (conjunto alimentação, radio e antenas) estiver instalada.

7 – Envio do log e apuração

A apuração será realizada 10 dias após a conclusão da competição, de forma automatizada - sem intervenção humana, através da plataforma HamPass – Link: https://www.hampass.org.

O log registro dos contatos deve ser enviado em formato Cabrillo – Link: https://www.arrl.org/cabrillo-format-tutorial - para a plataforma HamPass até o momento da apuração.

Não serão aceitos logs enviados por e-mail ou pedidos de correção de logs, o usuário poderá corrigir seu log, categoria e grupo participante reenviando seu log através da própria plataforma.

8 – Premiação

Certificado digital para todos participantes, com ênfase nos 1º (primeiros), 2º (segundos) e 3º (terceiro) lugar de cada categoria.

9 – Declaração, arbitragem, penalidades e afins

Ao enviar seu log, você concorda que a comissão de organização do DIGI CONTEST é soberana na tomada de decisões sobre eventualidades que possam vir a ocorrer.

Conduta antidesportiva: Arranjar ou confirmar quaisquer contatos durante ou depois da competição usando QUALQUER meio que não seja o espectro de frequência e seguindo as supracitadas regras de conduta, tal como mensageiros, telefone, internet, salas de chat, VoIP, e-mail, redes sociais ou web sites.

Conduta ilegal: Transmitir fora das frequências permitidas pela licença e/ou com potência superior ao licenciado.

 

COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO

Nataniel Kegles (PY3NT)

Fernando Troian (PY3TR)

Ester Schiavon Matoso Kegles (PU3ESM – HamPass)

 

Gilmar Augusto Muniz Rodrigues (PY3KT)
Presidente da Labre-RS

[Baixe este regulamento em PDF]  [English version]